ESFs São Pedro I, II e III alertam população sobre Hepatites Virais
Ação, que acontece neste sábado (5), das 8 às 12h, na ESF São Pedro, visa chamar a atenção dos valadarenses para a importância da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento dessas infecções que atingem o fígado
Publicado em 04/07/2025 15:35 - Atualizado em 04/07/2025 15:41
Este mês é marcado pela Campanha Julho Amarelo – momento em que são intensificadas, em todo o Brasil, as ações de conscientização, prevenção e tratamento das Hepatites Virais. A escolha da cor se deu em função dos sintomas característicos da doença, que são pele e olhos amarelados.
Em Valadares, os profissionais de saúde das Estratégias Saúde da Família (ESF’s) São Pedro I, II e III e da e-Multi Ampliada 1, realizam neste sábado (5), das 8 às 12h, uma ação com o intuito de chamar a atenção dos valadarenses para a importância da prevenção, dos cuidados, sintomas, diagnóstico precoce e tratamento dessas infecções que atingem o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves. Na ocasião, haverá testagem rápida de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), como Hepatites, HIV/Aids e sífilis, com resultado em 20 minutos; e vacinação – principal forma de prevenção das Hepatites A e B.
Além disso, serão feitos agendamentos de mamografia (para mulheres na faixa etária de rastreamento, que vai de 50 a 69 anos); atualização de cadastros; coleta de preventivo; pesagem do Programa Bolsa Família; orientações nutricionais; auriculoterapia e ginástica laboral.
A ação acontece na própria unidade de saúde (que fica na rua Pastoril, s/nº - São Pedro). É imprescindível levar documento de identificação com foto, cartão SUS e caderneta de vacinação, caso queira ser imunizado!
Abrace esta Campanha! Seja responsável, vença o preconceito e faça o teste!
.
Saiba mais sobre as Hepatites
A prevenção é uma das principais armas no combate a essas enfermidades. Medidas simples, como a vacinação no caso das hepatites do tipo A e B; bem como o uso de preservativos nas relações sexuais; a não reutilização de seringas e agulhas e a adoção de práticas seguras em salões de beleza e estúdios de tatuagem, são fundamentais para evitar a transmissão dos vírus.
O diagnóstico precoce também é crucial para o tratamento eficaz das hepatites. Isso porque muitas pessoas permanecem doentes e assintomáticas por longos períodos, o que torna o rastreamento e a testagem essenciais. Nem sempre a doença apresenta sintomas, mas quando aparecem, estes se manifestam na forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
Em Valadares, os testes podem ser feitos, gratuitamente, nas unidades de saúde e no Centro de Referência em Atenção Especial à Saúde Dr. Ladislau Salles (CRASE) – que funciona de segunda à sexta-feira, das 7 às 17 horas, na rua Oswaldo Cruz, 242, Centro. Durante eventos realizados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também é possível fazer a testagem rápida.
Além disso, a vacina contra a hepatite B está disponível em todas as salas de vacina do nosso município; sendo a primeira dose logo após o nascimento, preferencialmente nas primeiras 12 horas de vida. Caso a gestante seja portadora da hepatite B, o recém-nascido deve receber também a imunoglobulina.
.
Jornalista: Michelle Janaina
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social