Conferência de Assistência Social debate 20 anos do SUAS
O evento, que vai até as 18h, está acontecendo no campus I da Univale
Publicado em 10/07/2025 11:46
Na manhã de hoje (10), usuários dos serviços de assistência social, autoridades e representantes de entidades se reuniram no campus I da Universidade Vale do Rio Doce (Univale) para participar da 16ª Conferência Municipal de Assistência Social. O evento, que vai até às 18h de hoje, tem como tema: “20 Anos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS): Construção, Proteção Social e Resistência”.
O subsecretário de Planejamento, Gestão e Finanças da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos de Belo Horizonte, Afonso Nunes da Cruz Neto, palestrou sobre o tema do evento. “Este processo conferencial em si é importante porque, além de reforçar aquilo que já foi consolidado e já está implantado no país, também vai discutir certamente a construção de novos direitos, de novas políticas públicas, que certamente vão impactar a vida da sociedade e dos usuários de política pública de assistência social”, destacou.
O presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Dirley Joaquim Henriques, destacou a importância do Sistema Único de Assistência Social. “O SUAS não é um favor, é um direito. É o pilar fundamental da seguridade social brasileira que se materializa por meio de leis, normas, programas, projetos e serviços que devem ser ofertados de forma contínua, universal e justa a fim de combater as desigualdades, amparar as famílias e indivíduos em situações de risco e vulnerabilidade, e garantir o acesso aos direitos sociais”, enfatizou.
A secretária municipal de Assistência Social, Ester Maria Matos, agradeceu os profissionais de sua secretaria pelo trabalho que desempenham no dia a dia. “Lembro-me, ainda na época de transição do governo, quando eu participei de uma reunião no Ministério Público, em que a promotora falou comigo: ‘que bom que a senhora é advogada e sabe o que é a efetivação dos direitos’. Estamos aqui, hoje, festejando o vigésimo aniversário da lei do SUAS, mas a gente aprende na prática diária da advocacia que de nada adiantam as leis se nós não as tornarmos, de fato, reais nas vidas das pessoas. Para mim, não tem preço estarmos conseguindo tirar das ruas as pessoas que querem sair e saber que elas estão sendo amparadas nos abrigos e nas casas de acolhimento”, comemorou.
O vice-prefeito José Bonifácio Mourão lembrou que a assistência social perpassa diversas áreas. “Assistência social é uma área extremamente abrangente. Quando promovemos uma saúde digna, uma educação de qualidade, quando calçamos uma rua onde há poeira, lama em frente a casa da pessoa no bairro mais pobre, isso tudo é assistência social. Queremos, ao final de nossa administração, poder responder de cabeça erguida que fizemos tudo o que podíamos fazer pela assistência social”, declarou.
Após a palestra magna sobre o tema, serão formados grupos de debate por eixos temáticos que vão elaborar propostas de políticas públicas para os próximos anos. Ao final do dia, será realizada uma plenária para aprovação das propostas e para eleger os delegados que representarão nossa cidade na Conferência Regional de Assistência Social, que será realizada dia 10 de agosto, em Governador Valadares.
O campus Armando Vieira (campus I da Univale) fica na rua Juiz de Paz José Lemos, 695, Vila Bretas.
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social