Prefeitura intensifica exames de mamografia na Campanha Outubro Rosa
O objetivo é fazer a detecção precoce do câncer de mama para redução da taxa da mortalidade.
Publicado em 04/10/2022 17:20 - Atualizado em 04/10/2022 17:23
A campanha do “Outubro Rosa” promove a prevenção do câncer de mama e reforça especialmente a importância de realizar o exame de mamografia, que faz a detecção precoce da doença e contribui para a redução da mortalidade. Para isso, o Centro Estadual de Atenção Especializada (CEAE), realizará durante todo o mês de outubro, exames de mamografia para mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos, como preconiza o Ministério da Saúde.
Dados do CEAE apontam que no período de janeiro a 30 de setembro deste ano já foram realizadas 2.246 mamografias. A coordenadora do local, Thalita Mayra Nunes Coelho Monteiro, explica como será ofertado este serviço no Centro. “Nós temos a mamografia de rastreamento que é de 50 a 69 anos, uma faixa etária definida pelo Ministério da Saúde. Toda a mulher nessa idade, através da ação da campanha do Outubro Rosa, pode comparecer ao CEAE, com a cópia da identidade, CPF, cartão SUS e comprovante de residência para realizar o exame de mamografia”.
Thalita também detalha como é realizado o trabalho no Centro para as pessoas com suspeita da doença. “O CEAE é a referência no Município quanto ao câncer de mama, então toda mulher que tem algum nódulo ou exame suspeito, ela é encaminhada aqui para o serviço, onde faz o diagnóstico com exames complementares. Quando se confirma o câncer, nós damos todo o suporte para o tratamento deste paciente”.
Ela ainda ressalta que o câncer de mama também pode acometer homens. Neste caso, eles e as mulheres que estão fora da faixa etária também podem fazer o exame de mamografia no local, desde que seja por indicação médica. “Nós temos a mamografia diagnóstica, que é voltada para o público que não está na faixa de rastreio. Se a pessoa tiver algum indício de nódulo ou histórico familiar, ela pode fazer este exame, através de uma solicitação médica. O mesmo se refere para o homem que tem algum nódulo ou caso de câncer na família. O câncer de mama masculino é raro, mas acontece”.
O Centro Estadual de Atenção Especializada, fica na Rua São João, 344, Centro, ao lado do Setor de Imunização. A ação para a realização do exame de mamografia, acontece de segunda a sexta-feira, das 11h às 15h30. Outras ações da campanha “Outubro Rosa” ainda serão definidas e posteriormente serão divulgadas em nosso site.
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social